DEFINA-SE
A visão
de uma empresa é a percepção do próprio futuro. Por exemplo: “abrir duas
novas filiais nos próximos cinco anos”. Ou seja, a visão define aonde a empresa
quer chegar. A técnica é bastante elementar: utilizamos a construção de uma
frase clara, resumindo o que esperamos do futuro. É necessário pensar como
criança, para elas não há limites, tudo é possível. Nessa ocasião, não devemos
nos importar com os meios ou com nossa capacidade e competência. O importante é
definir bem aonde queremos chegar daqui a alguns anos, estabelecendo um prazo
para esse futuro acontecer, seja um ano, dois ou mais, ou o tempo que julgarmos
necessário para conquistar nosso sonho de vida. Esse é o primeiro passo para
conquistá-lo.
E o que são valores? Para as empresas, eles representam as
atitudes esperadas de seus colaboradores, como o respeito, a transparência, a
honestidade e a ética, em qualquer que seja a circunstância. Contudo não é
possível avaliarmos as verdadeiras intenções de uma pessoa, o que realmente
importa para os outros são as atitudes. É por meio de suas ações que as pessoas
passam a confiar em você. A confiança se estabelece a partir da credibilidade
que transmitimos para os outros, isto é, se cumprimos tudo aquilo que
prometemos.
Missão: Pergunte-se quais são seus desejos e necessidades e como estes podem ser
atingidos. Na verdade a missão deve ser encontrada como compromisso, como algo
que dá sentido, e se torna um ponto para o qual todas as nossas ações
convergem.