Esse modelo, apesar de sua
simplicidade, é amplamente utilizado na gestão e planejamento estratégico das
empresas. E podemos igualmente aplica-lo em circunstâncias pessoais e
profissionais. O propósito de efetuarmos esse estudo comparativo detalhado é
reconhecer um nicho de mercado no qual nossa marca encontra maior ressonância
ou maior possibilidade de aceitação para, consequentemente, ampliarmos nossa
chance de sucesso.
Pontos Fortes: São as habilidades, atributos e competências em que você é superior. Incluem desde sua capacidade de redigir, até sua desenvoltura no trato com as pessoas.
Pontos Fracos: Esses são os pontos que requerem aprimoramento. Suas fraquezas são norteadoras importantes para o estabelecimento de seu plano de desenvolvimento, para a superação dos obstáculos.
Oportunidades: Nem todas as oportunidades que você se depara são adequadas para seus objetivos.
Ameaças: Surgem em toda e qualquer circunstância. Nem todas as ameaças podem ser evitadas.
Pontos Fortes: São as habilidades, atributos e competências em que você é superior. Incluem desde sua capacidade de redigir, até sua desenvoltura no trato com as pessoas.
Pontos Fracos: Esses são os pontos que requerem aprimoramento. Suas fraquezas são norteadoras importantes para o estabelecimento de seu plano de desenvolvimento, para a superação dos obstáculos.
Oportunidades: Nem todas as oportunidades que você se depara são adequadas para seus objetivos.
Ameaças: Surgem em toda e qualquer circunstância. Nem todas as ameaças podem ser evitadas.
Vantagens:
@ As pessoas do grupo que selecionamos vão entender e reconhecer o valor
superior que oferecemos porque disponibilizamos características e qualificações
que são percebidas e valorizadas por esse segmento.
@ Divulgação, cartões de visitas, telefonemas e visitas são racionalizados porque são direcionados para pessoas específicas – e não mais para “todo mundo” -, o que reduz sensivelmente o volume de recursos financeiros empregados.
@ Podemos personalizar o conteúdo da comunicação de acordo com as necessidades e o perfil do público alvo e obter dessa forma, respostas mais efetivas.
@ Aumentamos nosso tempo de produtividade e a qualidade dos retornos que obtemos, uma vez que nossos esforços e energia estão direcionados a um grupo específico de interesse com o qual há potencial de identificação mútua.
@ Divulgação, cartões de visitas, telefonemas e visitas são racionalizados porque são direcionados para pessoas específicas – e não mais para “todo mundo” -, o que reduz sensivelmente o volume de recursos financeiros empregados.
@ Podemos personalizar o conteúdo da comunicação de acordo com as necessidades e o perfil do público alvo e obter dessa forma, respostas mais efetivas.
@ Aumentamos nosso tempo de produtividade e a qualidade dos retornos que obtemos, uma vez que nossos esforços e energia estão direcionados a um grupo específico de interesse com o qual há potencial de identificação mútua.
É fundamental estabelecermos o nicho de mercado que melhor se ajuste ao nosso perfil, e as ações que pretendemos adotar.