quinta-feira, 28 de março de 2013

Análise SWOT


Esse modelo, apesar de sua simplicidade, é amplamente utilizado na gestão e planejamento estratégico das empresas. E podemos igualmente aplica-lo em circunstâncias pessoais e profissionais. O propósito de efetuarmos esse estudo comparativo detalhado é reconhecer um nicho de mercado no qual nossa marca encontra maior ressonância ou maior possibilidade de aceitação para, consequentemente, ampliarmos nossa chance de sucesso.
Pontos Fortes: São as habilidades, atributos e competências em que você é superior. Incluem desde sua capacidade de redigir, até sua desenvoltura no trato com as pessoas.
Pontos Fracos: Esses são os pontos que requerem aprimoramento. Suas fraquezas são norteadoras importantes para o estabelecimento de seu plano de desenvolvimento, para a superação dos obstáculos.
Oportunidades: Nem todas as oportunidades que você se depara são adequadas para seus objetivos.
Ameaças: Surgem em toda e qualquer circunstância. Nem todas as ameaças podem ser evitadas.



Vantagens:

@ As pessoas do grupo que selecionamos vão entender e reconhecer o valor superior que oferecemos porque disponibilizamos características e qualificações que são percebidas e valorizadas por esse segmento.
@ Divulgação, cartões de visitas, telefonemas e visitas são racionalizados porque são direcionados para pessoas específicas – e não mais para “todo mundo” -, o que reduz sensivelmente o volume de recursos financeiros empregados.
@ Podemos personalizar o conteúdo da comunicação de acordo com as necessidades e o perfil do público alvo e obter dessa forma, respostas mais efetivas.
@ Aumentamos nosso tempo de produtividade e a qualidade dos retornos que obtemos, uma vez que nossos esforços e energia estão direcionados a um grupo específico de interesse com o qual há potencial de identificação mútua.

É fundamental estabelecermos o nicho de mercado que melhor se ajuste ao nosso perfil, e as ações que pretendemos adotar.

Avalie sua própria imagem


1. Quais são os 10 atributos que definem minha imagem?
2. Quais são minha maior habilidade e minha maior fraqueza?
3. Se eu fosse um carro, qual modelo seria? Por quê?
4. Trabalhando em equipe, qual papel desempenho melhor?
                Protetor (preocupo-me com a felicidade da equipe)
                Criador (tenho ideias de que e de como fazer um projeto)
                Executor (pego parte do projeto e executo)
                Facilitador( ajudo o grupo para que ele atinja a sua meta)
                Líder (tomo para mim as responsabilidades do grupo e cobro prazos)
                Motivador (inspiro os outros a buscar o sucesso do projeto)
                Organizador (cumpro prazos e garanto a conclusão das atividades)



No mercado somos avaliados por no mínimo 10 itens: posição social, situação econômica, nível educacional, ocupação, situação civil, formação acadêmica, ascendência, confiabilidade, credibilidade e probabilidade de sucesso. Por isso, a mensagem que a marca pessoal transmite não pode confundir o interlocutor.
Nossa marca pessoal é o reflexo do que somos e do que acreditamos: ela se manifesta por meio do que fazemos e de como o fazemos.

terça-feira, 26 de março de 2013

Branding - Qual é a sua Marca?


Essa impressão pode ser traduzida como a nossa marca pessoal ou, em outras palavras, aquilo que os outros pensam sobre nós. O mesmo acontece com o sentimento que nossa marca pessoal desperta nos ambientes em que interagimos. Estamos suscetíveis a não deixar uma boa impressão nas pessoas porque somos percebidos e avaliados não só pelo nosso nome e identidade, mas por tudo o que fazemos para nos diferenciarmos e nos promovermos, desde que nosso desempenho e habilidades sejam compatíveis com a imagem favorável que pretendemos criar a nosso respeito.

Você se desafia?

Nossa preocupação nessas etapa deve estar concentrada em responder questionamentos como:
1. O que eu represento para as outras pessoas, corresponde àquilo que tenho como ideal?
2. A impressão que as pessoas tem de mim é positiva ou negativa?
3. O que as pessoas veem de notável em mim é real ou é apenas a percepção delas?
4. Quais são meus pontos fracos que requerem aperfeiçoamento?
5. O que me torna diferente dos demais (pontos fortes)?
6. Quais as palavras que eu gostaria que me descrevessem?
7. Como eu gostaria de ser percebido pelo meu público alvo?
8. Quais os desafios que meu plano atual me apresenta?
9. O que devo fazer para que as pessoas me percebam como diferente das demais?
10. O que as pessoas sentem quando me veem?


domingo, 24 de março de 2013

Marketing Pessoal

Você já pensou em ser um produto?
Ou melhor, você já pensou que pode melhorar sua imagem pessoal? Nesse livro encontrei dicas importantes, numa abordagem envolvente. Vale a pena ler, vale a pena ter. Nesse novo marcador, um resumo de cada capítulo, só para dar água na boca!