sexta-feira, 5 de abril de 2013

O Poder da Marca



Existem muitas definições de marketing e branding. Segue uma explicação simplificada mas que realmente faz sentido:

# Você está numa festa e vê uma linda mulher. Você se dirige a ela e diz: “Eu sou um cara fantástico”. Isso é marketing direto.

# Você está numa festa e vê uma linda mulher. Você se dirige até ela e pega o número do seu telefone. No dia seguinte você liga e diz: “Olá, eu sou um cara fantástico”. Isso é telemarketing.

# Você está numa festa com seus amigos e vê uma linda mulher. Um de seus amigos vai até lá e diz, apontando para você: “Ele é um cara fantástico”. Isso é propaganda.

# Você está numa festa e vê uma linda mulher. Você se levanta, ajeita a gravata, caminha até ela e oferece uma bebida. Você abre a porta pra ela, pega a bolsa que ela deixou cair, oferece uma carona e, em seguida diz: “A propósito, eu sou um cara fantástico”. Isso é relações públicas.

# Você está numa festa e vê uma linda mulher. Ela vem até você e diz: “Ouvi dizer que você é um cara fantástico”. Isso é reconhecimento da marca.


marketing direto



quinta-feira, 4 de abril de 2013

Benchmarking


Consiste em observar, fazer comparações e procurar imitar as melhores práticas de empresas, concorrentes ou não, inclusive daquelas pertencentes a outros ramos de negócio. As pessoas que utilizam essa técnica buscam também ultrapassar seus concorrentes e alcançar uma vantagem competitiva no mercado. Benchmarketing é a prática de ser humilde o suficiente para admitir que alguém é melhor do que nós em algo, e ser sensato o suficiente para aprender como alcança-lo e superá-lo.
A principal vantagem desse princípio é a possibilidade de descartar imediatamente ações que, pela experiência de terceiros, comprovadamente não deram certo e nos concentrar naquelas que resultaram em êxito. Outra vantagem desta técnica é que a observação do outro e a necessidade de comparação nos leva a auto avaliação como forma de corrigirmos eventuais desacertos de nossas ações anteriores.

Segue exemplos de algumas personalidades e principais características pelas quais são admiradas:
¢ Gandhi – Paciência e habilidade para negociar
¢ Jô Soares – Facilidade na comunicação e improvisação
¢ Pelé – Gerenciamento da própria imagem e carreira
¢ Ayrton Senna – Superação de limites, perseverança e autocontrole
¢ Bill Gates – Visionário
¢ Gustavo Kuerten – Humildade, bom humor e carisma



Posso ser bom em tudo??


Quando construímos uma marca forte, criamos ao nosso redor uma aura de confiança que atrai as pessoas, inspira credibilidade e aumenta nosso reconhecimento. “Eu sou bom em lidar com pessoas, no desenvolvimento de planilhas e em desenvolvimento estratégico”. Ou seja: “eu sou bom em tudo”. Mas é assim que constrói uma marca pessoal? Obviamente não. A marca tem o objetivo de criar uma melhor percepção, não um melhor produto.
Se você estivesse nessa fila, causaria uma boa impressão??

terça-feira, 2 de abril de 2013

Definindo o Público Alvo - Pesquisa de Mercado


Devemos nos preparar para efetuar algumas pesquisas sobre o mercado em geral: geográficas, demográficas, psicográficas ou comportamentais. Tais como: localização, área de atuação (local, regional, nacional ou internacional), tamanho, tendência de crescimento do segmento, cultura organizacional (familiar, inovadora, estilos de liderança), concorrência, produtos, preços, entre outros. Estarmos bem informados é requisito básico para esta etapa.
Tendências de mercado, leitura de jornais e revistas especializadas, bem como acesso a conteúdos selecionados da internet, vão nos auxiliar no mapeamento do mercado. O fato é que, sem pesquisa, observação e análise, não sabemos a quem direcionar nossas mensagens, tampouco decidir as melhores alternativas de desenvolvimento e aprimoramento a qual queremos investir. 

domingo, 31 de março de 2013

Segmentação do público alvo


Certamente, não é possível agradar a todos, por isso segmentar e definir o público que queremos influenciar é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing efetiva. É para esse grupo de pessoas selecionadas que direcionaremos nossas ações e decisões. A maneira como estabelecemos contatos e o conteúdo de nossa mensagem também difere conforme o grupo escolhido.